quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Adeus 2008..... Saudações 2009...

Hoje, de forma diferente a habitual, não trazemos um artigo, um poema, um conto, etc como postagem principal do blog, mas sim, um resumo de 2008 e uma forte saudação a 2009...

Começar por referir que a comunidade gótica de Maputo, denominada LEGIÃO NEGRA se formou no dia 9 de Agosto de 2008, e completa no próximo dia 9 de Janeiro de 2009, 5 meses de vida. Provavelmante, a formação de uma comunidade gótica em Maputo, Moçambique e África em geral, podia considerar-se algo impossível, em virtude de toda a tradição que nosso continente carrega, aliado a tudo de ruim e negativo que os leigos falam sobre a cultura gótica.

De princípio, sem dúvida que muita gente encarava como uma brincadeira ou como algo de pessoas jovens, sem nada para fazer ou que quizessem chamar atenção. Mas, os curtos 4 meses de vida, em que muita coisa se sucedeu, as quais não caberiam num livro de 1500 páginas, provaram o contrário, e até mesmo dentro da própria Legião Negra, a própria visão dos factos, fomentou uma maturidade pouco normal nos jovens que integram o movimento gótico...

Em 2008, criámos a comunidade, desenvolvemos a parte artística e cultural do lado negro, obscuro e sombrio que nos caracteriza, batalhámos para disseminar o que somos, mostrámos seriedade, amizade e muita força de vontade em tudo que fizemos.

Tal foi o fruto do trabalho e envolvimento, que possibilitou recebermos visitas e interagir com a sociedade em geral, deixando portas abertas para novos integrantes do movimento gótico representado por nós ANJOS DE PRETO, bem como, abrindo portas para em 2009 receber novas visitas de pessoas que por curiosidade ou afinidade, queiram conhecer a LEGIÃO NEGRA...

Infelizmente, nem tudo é perfeito, e tivemos nossos problemas, muitos deles relacionados com a descrença social e com a difamação que o Goticismo sofre, e que até nós mesmos sofrémos ao longo da nossa curta existência, mas que em vez de nos fazer recuar, mais fortes nos tornou e nos fez até aqui chegar, com o sentimento de dever cumprido, e que promete se cumprir ainda mais, em tudo que nos envolve e pretendemos seguir.

Foram 4 curtos meses, em que a amizade, afinidade, comprometimento, união e espírito acolhedor, nos permitiu crescer e chegar com os pés firmes no chão em 2009, e que para além de tudo, a cada reunião que passava, o movimento gótico ganhava corpo, alma e espírito, com humildade e respeito acima de tudo...

Uma forte saudação e uma vénia assim tão grande aos ANJOS DE PRETO: Animall Rocky, Bady ``o anti-cristo´´, Chrysttel, Dark angel, Dark skin, Esmeralda Rayne, Espírito Maligno, Mad, Mephisto, Miguel, Roberto, The Hell Slave, e aos que estão em fase de integração: Empty smile soul e Túmulo...
A saudação estende-se também a todos que directa ou indirectamente deram sua mão em apoio anímico, moral e de todo o tipo, ao movimento gótico, em especial a Morgan black (ex - anja de preto, por motivos pessoais), Markostein e Juca (internautas simpatizantes), e a todas visitas que recebemos no blog e em reuniões...


Sem mais, desejar um feliz 2009 e votos de muitos sucessos e realizações, a todos e a cada um... Em nome da LEGIÃO NEGRA, assinado:



ANJOS DE PRETO.....
Membros e integrantes do movimento gótico de Maputo...................



Escrito por:
El mago

domingo, 14 de dezembro de 2008

Minha deusa gótica (I)


Ela. Que de negro pelas velhas ruas e estradas se cobre...
Pelas arruinadas calçadas desfila, vestida de escuridão...
Como uma alma morta ambulante...
Um fantasma de preto preso em solidão...

Ela. A deusa das noites sombrias...
A rainha das madrugadas frias...
Entre mortais como uma luz negra...
Sensualidade pura e beleza das trevas...

Sua imagem eu vejo em meu espelho
Seu perfume eu sinto nos 4 ventos
O ar que respiro é ela...
A vida que me inspira está nela...
O ponto que meus caminhos se cruzam é ela...

Esplendorosa, doce e melancólica...
Primeira luz da aurora...
Minha cigana sombra...
É ela, a minha deusa gótica...



Escrito por:
Bady, el mago...

Fantasmas


Fantasma é alma de uma pessoa morta, que segundo a crença popular é capaz de voltar para o mundo dos vivos. Normalmente, os fantasmas aparecem em cemitérios, casas, teatros e outros locais ligados a sua passagem pela terra.

Segundo a corrente espírita os fantasmas se apegam aos seres vivos, e se materializam para prestar auxílio (caso de espiritos muito evoluidos). Espiritos ou fantasmas ainda ligados a vidas passadas não podem afectar as actividades do dia a dia dos seres vivos, excepto, atravéz da sua influência sobre a mente dos vivos.
O que os traz de volta é alguma situação injusta, ou ainda não resolvida, que devem resolver ou atenuar antes de fazerem a passagem para o repouso definitivo.Os fantasmas relutam em aceitar a forma com que sua vida foi encerrada.

Os fantasmas representam um tipo de vida após a morte, permitindo alívio para a aflição humana, de um dia deixar de existir. Para aqueles que temem a morte de entes queridos, a aparição de fantasmas serve de consolo, uma vez que prova a sobrevivência da alma, e deixa aberta a possibilidade de um futuro reencontro.

Os fantasmas sâo lembranças do passado mas também invasores do presente. Muitas pessoas tem medo da morte, e de se perder no espaço misterioso entre a vida e a vida após a morte.
Se a morte é considerada uma passagem para uma vida melhor, os fantasmas deixam de ser ameaçadores, mas caso contrário, os fantasmas se tornam terríveis e assustadores, resistindo aos acontecimentos, e aparentemente, sobrevivendo por longo período.

Casos há, em que pode-se considerar o meio termo, isto é, um espírito preso a terra por alguma razão, e que não reconhecendo que morreu, continua a levar a vida normalmente, até que seja liberto, e encontre a passagem, ou quem o ajude a libertar-se e a fazer a passagem. Trata-se de um fantasma que não sabe que é fantasma e mesmo sem se aperceber, assombra em casas, vilas ou cidades, mas sem intenção de o fazer.


Adaptado do livro ``Viver com fantasmas´´ de Aelwyn Roberts...


Escrito por:
Animall Rocky

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Incertezas de uma Alma


O sol submerge trazendo vida,
A lua submerge trazendo consigo o silêncio
De mim floresce uma melancolia mórbida

Ando pelo caminho vazio da incerteza
Serpenteando rumo ao calvário
Alma aconchegada no leito sombrio

Vivendo na incerteza do obscuro
Procuro o caminho rumo ao futuro
Futuro incerto e sombrio
Vozes lançando navalhas verbais camufladas em palavras
Palavras mortíferas que apunhalam o coração

Grito alto com a voz calada
O surdo ouve os meus gemidos de desespero
O mudo em surdina cita palavras de conforto
Caio em pranto
O cego vê a minha deplorável situação
Sou acolhido em seu reino de sombras.


Escrito por:
Mephisto, o Encefalo Negro

domingo, 7 de dezembro de 2008

Góticos, vida e arte


Góticos são pessoas ``comuns´´... A percepção artistica de um gótico é diferente das demais. Essa percepção os permite apreciar situações pouco comuns para outras pessoas. Frequentam os cemitérios pra ler, escutar música, buscar inspiração artística, meditar, aproveitar a paz e a tranquilidade, e nunca para profanar e roubar os túmulos. Na verdade os góticos são os que mais se entristecem com este tipo de comportamento.

Os góticos têm empregos, estudam, tem família, e são como qualquer outra pessoa. Todos tem tendência a algum tipo de arte. Há quem escreva, quem se dedique a música, existem os pintores, estilistas, há também quem cozinhe, quem tire fotos e outras actividades artísticas e criativas.

Os góticos valorizam a arte e a intelectualidade. São em geral, óptimas pessoas para discutir assuntos de história, filosofia, música, sociologia, literatura, mitologias e assuntos relacionados. Na cultura gótica não há religião a ser seguida. Geralmente interessam-se pelo oculto (espiritismo, wicca, satanismo, etc), mas existem góticos cristãos, muçulmanos, evangélicos e até ateus.



Cortesia:
Morgan Black