Hoje, de forma diferente a habitual, não trazemos um artigo, um poema, um conto, etc como postagem principal do blog, mas sim, um resumo de 2008 e uma forte saudação a 2009...
Começar por referir que a comunidade gótica de Maputo, denominada LEGIÃO NEGRA se formou no dia 9 de Agosto de 2008, e completa no próximo dia 9 de Janeiro de 2009, 5 meses de vida. Provavelmante, a formação de uma comunidade gótica em Maputo, Moçambique e África em geral, podia considerar-se algo impossível, em virtude de toda a tradição que nosso continente carrega, aliado a tudo de ruim e negativo que os leigos falam sobre a cultura gótica.
De princípio, sem dúvida que muita gente encarava como uma brincadeira ou como algo de pessoas jovens, sem nada para fazer ou que quizessem chamar atenção. Mas, os curtos 4 meses de vida, em que muita coisa se sucedeu, as quais não caberiam num livro de 1500 páginas, provaram o contrário, e até mesmo dentro da própria Legião Negra, a própria visão dos factos, fomentou uma maturidade pouco normal nos jovens que integram o movimento gótico...
Em 2008, criámos a comunidade, desenvolvemos a parte artística e cultural do lado negro, obscuro e sombrio que nos caracteriza, batalhámos para disseminar o que somos, mostrámos seriedade, amizade e muita força de vontade em tudo que fizemos.
Tal foi o fruto do trabalho e envolvimento, que possibilitou recebermos visitas e interagir com a sociedade em geral, deixando portas abertas para novos integrantes do movimento gótico representado por nós ANJOS DE PRETO, bem como, abrindo portas para em 2009 receber novas visitas de pessoas que por curiosidade ou afinidade, queiram conhecer a LEGIÃO NEGRA...
Infelizmente, nem tudo é perfeito, e tivemos nossos problemas, muitos deles relacionados com a descrença social e com a difamação que o Goticismo sofre, e que até nós mesmos sofrémos ao longo da nossa curta existência, mas que em vez de nos fazer recuar, mais fortes nos tornou e nos fez até aqui chegar, com o sentimento de dever cumprido, e que promete se cumprir ainda mais, em tudo que nos envolve e pretendemos seguir.
Foram 4 curtos meses, em que a amizade, afinidade, comprometimento, união e espírito acolhedor, nos permitiu crescer e chegar com os pés firmes no chão em 2009, e que para além de tudo, a cada reunião que passava, o movimento gótico ganhava corpo, alma e espírito, com humildade e respeito acima de tudo...
Uma forte saudação e uma vénia assim tão grande aos ANJOS DE PRETO: Animall Rocky, Bady ``o anti-cristo´´, Chrysttel, Dark angel, Dark skin, Esmeralda Rayne, Espírito Maligno, Mad, Mephisto, Miguel, Roberto, The Hell Slave, e aos que estão em fase de integração: Empty smile soul e Túmulo...
A saudação estende-se também a todos que directa ou indirectamente deram sua mão em apoio anímico, moral e de todo o tipo, ao movimento gótico, em especial a Morgan black (ex - anja de preto, por motivos pessoais), Markostein e Juca (internautas simpatizantes), e a todas visitas que recebemos no blog e em reuniões...
Sem mais, desejar um feliz 2009 e votos de muitos sucessos e realizações, a todos e a cada um... Em nome da LEGIÃO NEGRA, assinado:
ANJOS DE PRETO.....
Membros e integrantes do movimento gótico de Maputo...................
Escrito por:
El mago
Conheça um pouco deste mundo obscuro e negro que a vida apresenta... Bem vindo ao Blog da comunidade gótica de Maputo, LEGIÃO NEGRA, seus membros e os Anjos de Preto... IN Glorious Immortallis
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
domingo, 14 de dezembro de 2008
Minha deusa gótica (I)
Ela. Que de negro pelas velhas ruas e estradas se cobre...
Pelas arruinadas calçadas desfila, vestida de escuridão...
Como uma alma morta ambulante...
Um fantasma de preto preso em solidão...
Ela. A deusa das noites sombrias...
A rainha das madrugadas frias...
Entre mortais como uma luz negra...
Sensualidade pura e beleza das trevas...
Sua imagem eu vejo em meu espelho
Seu perfume eu sinto nos 4 ventos
O ar que respiro é ela...
A vida que me inspira está nela...
O ponto que meus caminhos se cruzam é ela...
Esplendorosa, doce e melancólica...
Primeira luz da aurora...
Minha cigana sombra...
É ela, a minha deusa gótica...
Escrito por:
Bady, el mago...
Fantasmas
Fantasma é alma de uma pessoa morta, que segundo a crença popular é capaz de voltar para o mundo dos vivos. Normalmente, os fantasmas aparecem em cemitérios, casas, teatros e outros locais ligados a sua passagem pela terra.
Segundo a corrente espírita os fantasmas se apegam aos seres vivos, e se materializam para prestar auxílio (caso de espiritos muito evoluidos). Espiritos ou fantasmas ainda ligados a vidas passadas não podem afectar as actividades do dia a dia dos seres vivos, excepto, atravéz da sua influência sobre a mente dos vivos.
O que os traz de volta é alguma situação injusta, ou ainda não resolvida, que devem resolver ou atenuar antes de fazerem a passagem para o repouso definitivo.Os fantasmas relutam em aceitar a forma com que sua vida foi encerrada.
Os fantasmas representam um tipo de vida após a morte, permitindo alívio para a aflição humana, de um dia deixar de existir. Para aqueles que temem a morte de entes queridos, a aparição de fantasmas serve de consolo, uma vez que prova a sobrevivência da alma, e deixa aberta a possibilidade de um futuro reencontro.
Os fantasmas sâo lembranças do passado mas também invasores do presente. Muitas pessoas tem medo da morte, e de se perder no espaço misterioso entre a vida e a vida após a morte.
Se a morte é considerada uma passagem para uma vida melhor, os fantasmas deixam de ser ameaçadores, mas caso contrário, os fantasmas se tornam terríveis e assustadores, resistindo aos acontecimentos, e aparentemente, sobrevivendo por longo período.
Casos há, em que pode-se considerar o meio termo, isto é, um espírito preso a terra por alguma razão, e que não reconhecendo que morreu, continua a levar a vida normalmente, até que seja liberto, e encontre a passagem, ou quem o ajude a libertar-se e a fazer a passagem. Trata-se de um fantasma que não sabe que é fantasma e mesmo sem se aperceber, assombra em casas, vilas ou cidades, mas sem intenção de o fazer.
Adaptado do livro ``Viver com fantasmas´´ de Aelwyn Roberts...
Escrito por:
Animall Rocky
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Incertezas de uma Alma

O sol submerge trazendo vida,
A lua submerge trazendo consigo o silêncio
De mim floresce uma melancolia mórbida
Ando pelo caminho vazio da incerteza
Serpenteando rumo ao calvário
Alma aconchegada no leito sombrio
Vivendo na incerteza do obscuro
Procuro o caminho rumo ao futuro
Futuro incerto e sombrio
Vozes lançando navalhas verbais camufladas em palavras
Palavras mortíferas que apunhalam o coração
Grito alto com a voz calada
O surdo ouve os meus gemidos de desespero
O mudo em surdina cita palavras de conforto
Caio em pranto
O cego vê a minha deplorável situação
Sou acolhido em seu reino de sombras.
Escrito por:
Mephisto, o Encefalo Negro
domingo, 7 de dezembro de 2008
Góticos, vida e arte
Góticos são pessoas ``comuns´´... A percepção artistica de um gótico é diferente das demais. Essa percepção os permite apreciar situações pouco comuns para outras pessoas. Frequentam os cemitérios pra ler, escutar música, buscar inspiração artística, meditar, aproveitar a paz e a tranquilidade, e nunca para profanar e roubar os túmulos. Na verdade os góticos são os que mais se entristecem com este tipo de comportamento.
Os góticos têm empregos, estudam, tem família, e são como qualquer outra pessoa. Todos tem tendência a algum tipo de arte. Há quem escreva, quem se dedique a música, existem os pintores, estilistas, há também quem cozinhe, quem tire fotos e outras actividades artísticas e criativas.
Os góticos valorizam a arte e a intelectualidade. São em geral, óptimas pessoas para discutir assuntos de história, filosofia, música, sociologia, literatura, mitologias e assuntos relacionados. Na cultura gótica não há religião a ser seguida. Geralmente interessam-se pelo oculto (espiritismo, wicca, satanismo, etc), mas existem góticos cristãos, muçulmanos, evangélicos e até ateus.
Cortesia:
Morgan Black
domingo, 30 de novembro de 2008
DOÇURA DE UM ANJO

Perdida entre as asas de um anjo
Não consigo destinguir o que é real
Perdida na doçura de um encanto.
Arrepio-me ao sentir um estranho sopro em meu pescoço.
Mas me surpreendo na curiosidade que mostra o meu corpo.
Presa na tortura de uma razão.
Vencida pelos meus desejos
Estou presa entre doçuras e lágrimas.
Estou presa entre amor e ódio.
Presos entre sorrisos e lágrimas.
Amarrados por nossos corações.
Que vá embora a saudade que me domina.
Que vá embora encontrar seu destino.
E venha mais uma vez iluminar o meu caminho
Mostre-me a paz que vejo em meus sonhos
Perdida nas carícias de um anjo
Surpreendo-me no desejo que mostra o meu corpo
Quando sinto o teu sopro no meu pescoço
Surpreendo-me ao me entregar as carícias de uma loucura.
Sinto em meu corpo a tortura do meu subconsciente.
Amarrada aos braços de um anjo
Entrego-me a uma loucura
E que se vá a razão que fica a dominar-me.
Estou presa na doçura de um anjo.
Escrito por:
Dark Angel
domingo, 23 de novembro de 2008
Góticos e cemitérios

Parques públicos são atractivos para as pessoas 'comuns'. Os cemitérios têm a mesma atracção para os góticos. Os cemitérios são uma das muitas opções - outras incluem parques, áreas de acampamento, jardins, estacionamentos, ruas ou praias desertas, etc.
Os Cemitérios são lugares quietos, ideais para introspecção e reflexão.
Além da aparência triste e a sensação de paz presente nos cemitérios, existem também obras arquitectónicas e esculturais de valor histórico, e qualidade estética inegáveis. As esculturas, mausoléus, locais sombrios são elaborados, frequentemente ornamentados. Eles são como um museu gótico, um lugar ideal para obter retratos artísticos.
Em Maputo, os cemitérios São Francisco Xavier e uma parte do cemitério de Lhanguene são os únicos que podem ser incluídos neste restrito grupo de 'obras da arte tumular'.
Acredito que o São Francisco Xavier abrigue obras de artistas famosos. Porém, em Moçambique parece não existir uma apreciação, mas sim, uma concepção que relaciona os cemitérios a algum aspecto negativo. Por isso, as visitas limitam-se ao dia de finados, para enterros e outras ocasiões esporádicas. A beleza das imagens e formas que adornam os jazigos são ignoradas, e os cemitérios tornam-se apenas um depósito de cadáveres.
Mas para os góticos, o cemitério é muito mais do que um simples depósito de cadáveres. É um centro de meditação profunda que permite alcançar uma paz que fora dele é quase impossível de se alcançar. É um centro de arte tumular e oculta, em que somente nele, se encontra facilmente a sensação da união da vida e da morte num mesmo espaço.
Por Chrysttel Villanger (Viking girl)
domingo, 2 de novembro de 2008
Em busca da verdade e destruindo a falsidade...
Infelizmente, persiste nas sociedades a ignorância e desrespeito à culturas alheias, e em especial a cultura gótica por nós representada... O exemplo disso, é a existência de pessoas e sites na internet, que deturpam, destroem, transmitem mentiras sobre o que é Goticismo, cultura gótica e sobre góticos.
O link abaixo, é exemplo de um site na internet, muito enganador e mentiroso sobre tudo que envolve a cultura e subcultura gótica:
http://desciclo.pedia.ws/wiki/G%C3%B3tico
http://fotolog.terra.com.br/manualgotico
Portanto, muito cuidado antes de julgar góticos e outras culturas, baseado em sites incultos e deturpadores como esse... Não acreditem em tudo que lêem pela internet... Use a capacidade de analisar e pensar que a natureza te ofereceu, e procure sempre buscar a verdade e só a verdade.
Aqui no blog da Legião Negra, na capela negra (na pasta artigos) tem um artigo retratando verdades e mentiras sobre os góticos e estilo de vida gótico... Mas não obstante, a nossa luta e campanha contra a difamação do Goticismo, não pára por aqui...
Paz negra
Bady, o Anti-cristo...
domingo, 26 de outubro de 2008
Um gótico se expressando
Desde 09.08.08 a comunidade gótica de Moçambique foi criada pelos Anjos De Preto assim por eles designado, por se identificarem como amantes de um bem maior que não tem nenhuma ligação com a igreja e nem ligação directa com o satanismo como muitos amadores e curiosos acreditam haver. Os temas IGREJA & SATANISMO são um dos maiores focus de atenção em seus debates em que a liberdade de pensamento e de expressão são os maiores requisitos.
Goticismo é um modo de vida em que o preto representa a ausência de cor que para nós góticos é encarada como um sentimento de oposição a hipocrisia da ``vida comum´´ e de personalidade única de sentimentos obscuros que a sociedade em geral rejeita e interpreta como sendo algo de outro mundo.
Ser gótico não significa seguir rituais, pactos, e outras babuzeiras que muitos tem inventado. O entrar no cemitério de dia ou de noite, é com outros fins, que nada tem haver com pactos ou rituais. Ser gótico não significa oposição a igreja nem a politica, mas sim, gótico é ser livre de ideias e de pensamentos que nos tornam mais autênticos. Ser gótico é também saber respeitar a opinião alheia e saber respeitar o seu meio. Ser gótico é nada mais e nada menos que ser um SER HUMANO ``DIFERENTE´´.
“Todos na vida tem o seu lado ghotico”
E por não se tratar de algo invulgar no mundo, mas novo para nossa sociedade, nós a LEGIÃO NEGRA criamos este blog para você poder se informar mais sobre o que é ser gótico e como encarar isto no seu dia-a-dia, e para que se por acaso cruzar com alguém invulgarmente vestido (de preto), com maquilhagem sombria não se assuste porque não existe nenhum problema com ela, são apenas vestes com um grande significado, não o de luto mas o da paz interior. Mas não se iluda, que apenas vestir preto não significa necessariamente ser gótico.
Muitos que dizem ser góticos aqui em Moçambique tem uma visão errada do verdadeiro sentido do Goticismo. Acreditam em rituais e pactos de sangue, em actitudes ignorantes em cemitérios, vandalisando-os e destruindo a casa daqueles que partiram.
Como gótico, peço em nome de todos os góticos e preservadores de locais sombrios que preservemos o cemitério, um lugar pouco agradável para muitos, mas que para nós góticos é o melhor porque la entrarmos em contacto com a nossa mortalidade.
Escrito por
The Hell Slave
sábado, 25 de outubro de 2008
Verdades e mentiras sobre góticos
Há muitas controvérsias sobre o estilo de vida gótico. As pessoas tendem a classificar os góticos como vândalos, marginais, agressores e etc... Este artigo apresenta as verdades e mentiras relacionadas ao estilo de vida gótico.
Mentira
Os góticos pensam que são vampiros.
Verdade
Na verdade não, visto que se o gótico é um grupo urbano, existe outro grupo urbano denominado 'vampyros'(escreve-se com um'y'para diferenciar dos'verdadeiros'vampiros). Simplesmente os góticos têm um estilo de vida semelhante mas, bastante distinto.
Mentira
Todos góticos são satanistas, wicca, feiticeiros, e realizam rituais com sangue.
Verdade
Realmente existem muito góticos com as descrições acima, mas isso não é uma regra nem uma característica gótica, nem da maioria dos góticos. Existem satanistas, wiccas e feiticeiros que não são goticos e vice e versa.
Mentira
Todos os góticos usam drogas
Verdade
As drogas existem no meio social gótico como em qualquer outro meio. Da mesma maneira que existem rappers que usam drogas e outros que não usam, existem góticos que usam drogas e outros que não as usam.
Mentira
Os góticos são vândalos, violentos e agressivos.
Verdade.
Um dos preceitos goticos é exactamente a não violência. Quem procura confusão logo vê que ali não é seu lugar. Os góticos não acreditam na violência e detestam os ignorantes e os que destroem o património público.
Mentira
Os góticos pensam que são vampiros.
Verdade
Na verdade não, visto que se o gótico é um grupo urbano, existe outro grupo urbano denominado 'vampyros'(escreve-se com um'y'para diferenciar dos'verdadeiros'vampiros). Simplesmente os góticos têm um estilo de vida semelhante mas, bastante distinto.
Mentira
Todos góticos são satanistas, wicca, feiticeiros, e realizam rituais com sangue.
Verdade
Realmente existem muito góticos com as descrições acima, mas isso não é uma regra nem uma característica gótica, nem da maioria dos góticos. Existem satanistas, wiccas e feiticeiros que não são goticos e vice e versa.
Mentira
Todos os góticos usam drogas
Verdade
As drogas existem no meio social gótico como em qualquer outro meio. Da mesma maneira que existem rappers que usam drogas e outros que não usam, existem góticos que usam drogas e outros que não as usam.
Mentira
Os góticos são vândalos, violentos e agressivos.
Verdade.
Um dos preceitos goticos é exactamente a não violência. Quem procura confusão logo vê que ali não é seu lugar. Os góticos não acreditam na violência e detestam os ignorantes e os que destroem o património público.
sábado, 18 de outubro de 2008
O que é ser gótico (manifesto gótico dos Anjos de preto) ?
GÓTICO, é todo amante do Goticismo... O Goticismo é uma cultura de representação e sobretudo, de celebração do outro lado da vida... O lado obscuro, negro, e sombrio...
Celebramos a vida e todos seus prazeres, e não tememos a morte, muito pelo contrário, encaramos a morte como uma parte da vida.
Somos amantes da literatura, arte, cultura do passado e actual, da arquitectura sombria, marcada pelo expressionismo, o que nos leva gostar de locais como cemitérios, locais mal-assombrados, ruínas antigas, capelas, e tudo quanto se acredita ser tenebroso e assustador, para além de nos vestirmos de PRETO quando estamos em grupo ou até mesmo sozinhos...
Amamos a música com a mensagem de paz, sobretudo em forma de sinfonias fúnebres,
sonetos, e muitos outros estilos....
A cultura gótica não é religião, mas sim um estilo e filosofia de vida, que apesar de
seus amantes (os góticos) não se disporem a seguir religião, o movimento gótico é laico.
Acreditamos que a consciência do indivíduo é o seu DEUS... Celebramos e
discutimos os contrastes da vida, tais como: religião vs ateísmo; bem vs mal;
luz vs trevas; vida vs morte... Coisas das quais, umas não existem sem as outras...
Fazemos do cemitério a nossa principal casa de encontros e de visita, como
forma de celebrar a vida e morte num mesmo espaço...
Amamos os filmes dramáticos, de terror, e expressionistas...
Amamos a vida, e defendemos valores como: LIBERDADE; PAZ; CULTURA
AMOR, IGUALDADE, etc...
Aceitamos as pessoas como elas são, e repudiamos qualquer tipo de preconceito....
É difícil ver um gótico chorar num funeral, pois ele acredita que aquele era
o final do ciclo de uma alma, e que sua vez chegará...
Parecemos ser muito frios, mas pelo contrário, em grupo nos divertimos, e acolhemos todos que desejam conhecer a nossa cultura, ou então, debater os polémicos temas do contexto social...
Somos realistas, e aceitamos a vida como ela é...
domingo, 5 de outubro de 2008
Melancolia
Melancolia
Melancolia minha eterna companhia
Pelas catacumbas caminho eternamente
Alma trémula
O horizonte obscuro traz a paz ao espírito
Em locais sombrios encontro os meus semelhantes
Alma negra como o local mais sombrio com ausência da luz solar
No mais íntimo das trevas é o meu lar
Noite negra
Epiderme cor de Onix
Corpo vestido de negro
Serpenteando rumo ao sepulcro
Melancolia, acompanhando minha alma
Vagando como uma alma penada
Rumo as catedrais medievais é a minha caminhada
Serpenteando pelos labirintos da vida
Vida tenebrosa
Próle e amante da natureza oculta
Profunda melancolia sinto longe da minha tribo
Solitário, feito um velho lobo
Mephisto, o
Encefalo Negro
Melancolia minha eterna companhia
Pelas catacumbas caminho eternamente
Alma trémula
O horizonte obscuro traz a paz ao espírito
Em locais sombrios encontro os meus semelhantes
Alma negra como o local mais sombrio com ausência da luz solar
No mais íntimo das trevas é o meu lar
Noite negra
Epiderme cor de Onix
Corpo vestido de negro
Serpenteando rumo ao sepulcro
Melancolia, acompanhando minha alma
Vagando como uma alma penada
Rumo as catedrais medievais é a minha caminhada
Serpenteando pelos labirintos da vida
Vida tenebrosa
Próle e amante da natureza oculta
Profunda melancolia sinto longe da minha tribo
Solitário, feito um velho lobo
Mephisto, o
Encefalo Negro
terça-feira, 30 de setembro de 2008
PAZ NEGRA
Paz negra que procuro
A paz negra do obscuro
Paz negra dos vultos escuros
Vagando perdidos por este mundo
Paz negra da Imensidão
Da eterna e doce paixão
Pela vida, pelo amor e pela escuridão
É a paz que precisa o meu coração
Percorre o sangue e desejo em meu corpo
A vontade de me juntar aos mortos
Para viver a eterna paz dos ocultos
Paz negra. Paz que não existe neste mundo
Caminho solitário pelos cemitérios
Procurando meu abrigo e aconchego
Sem vida e sem destino
Sigo os caminhos dos ventos eternos
A nuvem negra passa
A tristeza no ar se manifesta
A terra chora. Chora a desgraça
A morte da Paz. Paz negra da alma
Sou como o velho espírito do deserto
Que morreu em busca de água
Procuro a paz para minha alma
Paz negra. A paz que o corpo nunca alcança
Sou o gótico das épocas eternas
Do renascer das cinzas vermelhas
Navegando pelas marés sangrentas
O gótico que procura a paz. A Paz negra
Adeus. Adeus aos espíritos mestres
Cadáveres que a terra engoliu
Paz negra as suas almas que adormecem
Do eterno vácuo sombrio
Sei que da terra, um dia voltarão
Reincarnando sombras negras da escuridão
Bady, o ANTI-CRISTO
A paz negra do obscuro
Paz negra dos vultos escuros
Vagando perdidos por este mundo
Paz negra da Imensidão
Da eterna e doce paixão
Pela vida, pelo amor e pela escuridão
É a paz que precisa o meu coração
Percorre o sangue e desejo em meu corpo
A vontade de me juntar aos mortos
Para viver a eterna paz dos ocultos
Paz negra. Paz que não existe neste mundo
Caminho solitário pelos cemitérios
Procurando meu abrigo e aconchego
Sem vida e sem destino
Sigo os caminhos dos ventos eternos
A nuvem negra passa
A tristeza no ar se manifesta
A terra chora. Chora a desgraça
A morte da Paz. Paz negra da alma
Sou como o velho espírito do deserto
Que morreu em busca de água
Procuro a paz para minha alma
Paz negra. A paz que o corpo nunca alcança
Sou o gótico das épocas eternas
Do renascer das cinzas vermelhas
Navegando pelas marés sangrentas
O gótico que procura a paz. A Paz negra
Adeus. Adeus aos espíritos mestres
Cadáveres que a terra engoliu
Paz negra as suas almas que adormecem
Do eterno vácuo sombrio
Sei que da terra, um dia voltarão
Reincarnando sombras negras da escuridão
Bady, o ANTI-CRISTO
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Goticismo em Maputo
Foi numa tarde de inverno do mês de Agosto do ano de 2008, dia 9, que se realizou a primeira reunião gótica de Maputo, ao abrigo da casa da morte, o mundo belo, único e atraente que é o cemitério de São Francisco Xavier, no centro da cidade de Maputo. Eram 16 horas, e o medo e timidez ainda se fazia sentir entre alguns presentes. Todos na capela vestidos de preto, aos olhos atentos, de espanto e admiração da multidão que passava, e que parava para tentar acreditar no que seus olhos viam, como se de um espectáculo das trevas se tratasse!
Claro, sete (7 )indivíduos vestidos de negro do luto, negro da escuridão, negro da fumassa ou das trevas que absorvem a vida na terra, dentro de um cemitério, e não um cemitério qualquer, mas sim o São Francisco Xavier, fechado para enterro desde 1955 e hoje abandonado, e de ressaltar que é o Mundo negro onde a morte vive, com maior volume de mitos fantasmagóricos, para uns proveniente da fluída imaginação humana, e para outros, tratando-se de uma realidade sobrenatural que neles alimenta o profundo medo que o São Francisco Xavier lhes oferece.
Os 7 fundadores, num avontade e relax incomum, como se dentro de suas casas estivessem, era de espantar qualquer um deste mundo humano repleto de medos, mitos e superstições, sobretudo em África! Enfim, é normal. A cultura gótica dava seus primeiros passos de existência em Maputo, e eis que o ânimo e motivação era tão grande que só tende mesmo a crescer. 7 membros fundadores: Anti-cristo (Bady), The Hell Slave, Morgan Black, Esmeralda Rayne, Mephisto, Dark Angel e Mad... A surpresa era enorme na cidade quando em número de 6, dispostos em casais, passeávamos todos de negro, sobre o olhar espantoso da população. Visitámos a catedral, e em roda estrela, trocávamos experiências, e eis ali que ficava a certeza de que a hora do Goticismo chegara em Maputo. Paz negra
Claro, sete (7 )indivíduos vestidos de negro do luto, negro da escuridão, negro da fumassa ou das trevas que absorvem a vida na terra, dentro de um cemitério, e não um cemitério qualquer, mas sim o São Francisco Xavier, fechado para enterro desde 1955 e hoje abandonado, e de ressaltar que é o Mundo negro onde a morte vive, com maior volume de mitos fantasmagóricos, para uns proveniente da fluída imaginação humana, e para outros, tratando-se de uma realidade sobrenatural que neles alimenta o profundo medo que o São Francisco Xavier lhes oferece.
Os 7 fundadores, num avontade e relax incomum, como se dentro de suas casas estivessem, era de espantar qualquer um deste mundo humano repleto de medos, mitos e superstições, sobretudo em África! Enfim, é normal. A cultura gótica dava seus primeiros passos de existência em Maputo, e eis que o ânimo e motivação era tão grande que só tende mesmo a crescer. 7 membros fundadores: Anti-cristo (Bady), The Hell Slave, Morgan Black, Esmeralda Rayne, Mephisto, Dark Angel e Mad... A surpresa era enorme na cidade quando em número de 6, dispostos em casais, passeávamos todos de negro, sobre o olhar espantoso da população. Visitámos a catedral, e em roda estrela, trocávamos experiências, e eis ali que ficava a certeza de que a hora do Goticismo chegara em Maputo. Paz negra
Etiquetas:
Legião Negra e os Anjos de Preto
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Fundação da Comunidade Gótica de Maputo
A comunidade gótica "LEGIÃO NEGRA" composta pelos "Anjos de Preto", é um grupo fundado por sete (7) indivíduos, no dia 9 de Agosto de 2008, no cemitério São Francisco Xavier em Maputo, com o objectivo de reunir e conviver entre góticos, aprofundar o conhecimento gótico, e sobretudo, mostrar ao mundo e a Moçambique em particular, a cultura gótica, e a celebração dos lados opostos da vida para além da mente humana.
O amor pela vida, liberdade, pela arte, literatura, cinema, música, diálogo, e de tudo quanto representa a escuridão em forma de arte, beleza e estética marcadamente negra (ex:cemitérios, igrejas antigas, ruínas, lugares mal assombrados, etc) obscura e sombria, é a característica fundamental dos "Anjos de preto", bem como o vestuário preto e indumentária estética tenebrosa.
Tal como acreditamos que tudo tem o seu espaço na vida, a cultura gótica também o tem, infelizmente repugnada pela ignorância, e descontextualização e ainda, pelo desrespeito a cultura alheia, que a humanidade tende a se entregar!
A LEGIÃO NEGRA, e seus Anjos de Preto, convidam a sociedade e a todos interessados, a visitar e conhecer a cultura gótica, ou simplesmente o "Goticismo" e a dialogar connosco, sobre tudo quanto nos rodeia, e precede a existência, e a conhecer de perto o movimento, e quem sabe, não descobres afinidades ao Goticismo e te juntes a nós! PAZ NEGRA...
Etiquetas:
Legião Negra e os Anjos de Preto
Assinar:
Comentários (Atom)